Casas de recuperação de dependentes químicos evangélicas

Casas de recuperação de dependentes químicos evangélicas


A casa de recuperação para drogados é uma forma de tratamento que disponibiliza diversos serviços para os pacientes e seus familiares, que sofrem com a dependência química. Ela oferece um programa personalizado com uma rede de suporte para aumentar a confiança do paciente conforme vai avançando em direção a recuperação. 

Os profissionais que atuam na recuperação de dependentes possuem o consenso de que para um resultado satisfatório é preciso que o tratamento envolva as etapas de: desintoxicação, assistência social, terapia ocupacional e psicoterapia.  

Tempo de internação na casa de recuperação  

Quando um paciente passa a representar um risco para si mesmo e para as outras pessoas, pode ser indicado uma internação que pode ir, inicialmente, de 1 a 6 meses. Mas, cada caso é um caso, e a abordagem multidisciplinar para a estratégia de tratamento, vai de acordo com o perfil do usuário. 

Fases do tratamento 

O tratamento de um dependente químico possui as seguintes fases: 

Avaliação do perfil do paciente  

Nessa fase, os profissionais especializados conversam com o paciente para que ele possa colocar para fora os sentimentos que faz com que deseje abandonar as drogas. É realizada uma análise completa para definir qual estratégia de tratamento é a mais adequada para o caso. 

Plano terapêutico 

Cada paciente possui o seu plano personalizado, com o acompanhamento dos profissionais sobre as reações que vão surgindo com a interrupção do uso da droga. São prescritos remédios controlados que ajudam a lidar contra as sensações desagradáveis que vem com a abstinência. 

Prevenção de recaídas e reabilitação 

Ás vezes, o tratamento não tem êxito e o medo de voltar para o convívio na sociedade leva a uma recaída. Nessa fase, é realizada uma avaliação neuropsicológica para estabelecer os possíveis problemas com as funções executivas, concentração, memória ou outros, que possam prejudicar as habilidades do dependente de tomar decisões. Se essa avaliação é negativa, um novo tratamento de reabilitação neuropsicológico é recomendado. 

Tipos de Internação 

Há 3 formas de internação definidas pela lei para dependentes químicos: 

Internação involuntária 

Nesse tipo, o dependente se encontra em uma situação extrema, levando perigo para si mesmo e para as pessoas a sua volta, e é internado sem o seu consentimento 

Internação voluntária 

O dependente procura por conta própria o tratamento, por meio da indicação de um médico com total liberdade para pedir alta durante a internação. 

Internação compulsória 

Essa forma de internação é determinada pela justiça e aceita pela casa de recuperação. Trata-se de uma medida de proteção para o indivíduo e para a sociedade. 

Clínica de Recuperação Brasil  

Nos casos em que a internação é a melhor opção, nós da Clínica de Recuperação Brasil não oferecemos tratamento gratuito público, mas, sim, orientamos as famílias a encontrar os melhores lugares, com informações e dicas de como encontrar as clínicas de recuperação que ajudem aqueles que precisam a ter uma vida digna de novo.  

Se você possui algum familiar que está sofrendo com o vício, não hesite em entrar em contato.