Internação Involuntária para Dependentes Químicos

Internação Involuntária para Dependentes Químicos


Realmente a internação involuntária pode ser o maior passo para salvar a vida de alguém, isso porque muitas pessoas estão dependentes de substancias químicas e até mesmo do álcool, não aceitam ajuda e frequentemente acham que podem se livrar dos vícios por conta própria.

Sendo assim, quando um dependente alcoólico ou químico se nega a ter atendimento, então é o momento em que a maioria dos familiares acaba se desesperando pois sabem que isso pode ser difícil. Porém, é importante que todos saibam que a lei ampara caso seja necessária a realização da internação involuntária sendo possível então solicitar mediante análise da equipe médica responsável.

 

Saiba mais sobre a internação involuntária

De fato, ter um dependente químico ou alcoólico na família realmente não é fácil, sabidamente a família passa por diversas etapas até entender como ajudar ao familiar que está naquela situação e precisando de ajuda.

Na maioria das vezes as pessoas não entendem bem o que fazer, acabam então procurando ajuda em último caso, justamente porque ainda há uma certa falta de informação a respeito de centros de atendimento.

Dificilmente o dependente acaba reconhecendo que precisa de ajuda, na maioria das vezes os mesmos acreditam ser capazes de parar de usar drogas ou álcool sozinhos, acreditam ainda que a ajuda de médicos na verdade não é válida.

Sabidamente as pessoas dependentes químicas acabam muitas vezes em surtos, sendo que isso pode prejudicar a família por inteiro, sendo assim quando o dependente não consegue se livrar disso então a família deve entrar em ação.

Sobre a internação involuntária é importante que as pessoas entendam que a mesma realmente é destinada para aquelas pessoas que possuem um grau de dependência muito alto, onde as mesmas fazem uso de substâncias nocivas e acabam ficando impossibilitadas de realizar a escolha de fazer tratamento.

Lembrando ainda que a internação involuntária é realizada juntamente com a equipe de remoção que é especializada nessa função, sendo assim, a internação deve ser bem planejada e orientada por profissionais da clínica responsável pelo tratamento.

A internação involuntária apesar de ser muito polêmica, na verdade, é completamente amparada pela Lei de nº 10.216 de 6 de abril de 2002. Desta forma, apesar de não querer, o paciente pode ser internado na clínica de recuperação com amparo legal da família pela lei!

Na maioria dos casos são os familiares quem solicitam esse tipo de internação, no entanto, pode ser que o pedido venha de outras pessoas, lembrando que esse pedido deve ser feito por escrito e deve ser aceito por um médico psiquiatra, ao acatar a informação e verificar a veracidade do fato o mesmo autoriza a internação e tem o prazo de 72 horas para enfim informar ao Ministério Público sobre a internação.

 

Saiba mais sobre a solicitação de internação involuntária

Em relação a solicitação de internação involuntária o pedido pode ser feito diretamente ao centro de recuperação, entre os mesmos está o Instituto Nova Vida que possui excelência nesse tipo de atendimento.

Atualmente o Instituto Nova Vida conta com 65 unidades de atendimento e internação, e está a 16 anos no mercado para ressocializar os dependentes químicos e alcoólatras, além do mais, o mesmo ainda aceita convênio médico e atendimento particular.