Dependência Química na Adolescência

Dependência Química na Adolescência


Sobre a dependência química na adolescência, é certo dizer que a mesma pode trazer um grande desconforto aos familiares do usuário, além do mais, frequentemente são vistos diversos casos em que a família acaba tendo tantos problemas que acaba vendo como última saída a busca de centros de recuperação.

Certamente há um aumento ainda mais drástico de dependentes químicos, principalmente os adolescentes, os mesmos inclusive vem sendo utilizados pelo tráfico tornando a situação ainda mais perigosa ao dependente. Sendo assim, muitas vezes a família tenta intervir sem sucesso, então é o momento de buscar ajuda de profissionais competentes para lidar com a dependência química desse familiar.

 

Entenda a dependência química na adolescência

Inicialmente antes de tudo, é importante compreender que a dependência química na adolescência não torna os adolescentes usuários de drogas iguais, pelo contrário, nem os abusos de drogas são os mesmos.

Na verdade, cada caso possui um motivo especifico para acontecer, sendo que existe uma gama de possibilidades de combinações, entre todos esses indivíduos que os faz ir rumo ao uso das drogas e por fim acabam entrando em dependência química.

Sabidamente existem diversos tipos de drogas, sendo que nenhum efeito acaba sendo igual, e nenhuma vicia da mesma forma que a outra, além do mais, a predisposição genética do adolescente acaba ajudando e muito nesse momento.

Sendo assim, a família não pode pensar que todo dependente é igual, isso porque muitas vezes os mesmos veem casos de outras pessoas que se recuperaram e acham que será igual com o adolescente familiar.

Sendo assim, é importante compreender a diversidade de diagnóstico, além de entender quais são os motivos desse adolescente e o porque o mesmo partiu para a dependência química na adolescência.

São diversos grupos de usuários adolescentes, entre os mesmos estão os usuários que apenas experimentam, usuários frequentes, aqueles que possuem problemas sociais, educacionais e familiares, aqueles que possuem ajuda da família e até mesmo os que não possuem ajuda de quem deveria ajudar.

 

Como ajudar o adolescente dependente químico

Sobre a dependência química na adolescência não existe fórmula mágica capaz de fazer com que esse adolescente largue as drogas, sendo assim, a meta deve ser de total abstinência, sendo assim, é preciso ressaltar que não existem pesquisas que realmente mostrem que toda e qualquer droga seja segura para o uso do adolescente.

Sendo assim, frequentemente os familiares vão em busca de centros de reabilitação, sendo que essa é a opção mais plausível até o momento, isso porque uma equipe fica responsável por avaliar esse dependente adolescente para enfim propor o tratamento ideal ao mesmo.

Cada centro de recuperação em geral conta com terapeutas, psiquiatras, professores de educação física, nutricionistas, entre outros profissionais qualificados para lidar com esse problema grave.

Desta forma, os familiares que perceberam que o adolescente está dependente químico devem buscar ajuda, entre os grupos que oferecem esse tipo de ajuda está o Instituto Nova Vida, sendo que o mesmo trabalha a 16 anos com jovens e adolescentes no combate a dependência.

Além do mais, os tratamentos nesse centro de recuperação podem ser realizados pelos planos de convênios médicos e até mesmo por tratamentos particulares, lembrando que atualmente existem 65 unidades distribuídas pelo país prontas para atender ao dependente e a família responsável pelo mesmo.