Internação Involuntária para alcoólatras

Internação Involuntária para alcoólatras


A internação involuntária surge para ajudar os alcoólatras a lutar contra esse tipo de dependência, de forma lamentável o alcoolismo tem sido um dos maiores problemas das famílias atualmente. Muitas pessoas, começam a tomar bebidas alcoólicas sem entender até onde o uso da mesma pode leva-las, sendo assim, não são raros os casos em que a família tem que intervir para proteção do próprio alcoólatra.

Muitos dependentes não reconhecem que estão doentes, sendo que o alcoolismo atualmente já entrou para a Organização Mundial da Saúde, como doença, sendo assim, apesar de já ser reconhecida como tal muitas pessoas ainda não sabem reconhecer esse tipo de problema.

 

Entendendo o alcoolismo

Antes de compreender o processo da internação involuntária para os próprios alcoólatras, é preciso compreender de fato, o que é o alcoolismo, como o mesmo acaba por agir na vida dos dependentes.

Na verdade, a internação Involuntária para alcoólatras nada mais é do que uma modalidade de tratamento, a mesma é voltada a impedir que esse dependente do álcool continue fazendo coisas ruins contra sua própria vida.

Esse tratamento funciona justamente através da desintoxicação física, sendo que a metodologia utilizada neste tratamento dependerá do centro de recuperação escolhido pela família do dependente alcoólatra.

Lembrando que cada caso de dependência é um caso, sendo assim, é válido ressaltar que cada pessoa que for solicitar tratamento deverá ser avaliada por uma equipe médica que então decidirá qual será o tratamento e a metodologia utilizada para lidar com esse tipo de dependência.

O alcoolismo em geral é reconhecido pelos familiares justamente quando o alcoólatra não coloca apenas sua vida em risco, mas acaba por colocar a vida dos familiares também, sendo assim, em geral a família acaba reconhecendo os sinais.

Os alcoólatras dificilmente acreditam que estão de fato enfermos, sendo assim, muitas vezes o próximo passo a ser tomado, é o de internação involuntária, esse tratamento e esse centro de recuperação deve ter um tratamento voltado por completo à dependência do alcoolismo, isso porque o intuito é evitar danos maiores e que são muitas vezes irreversíveis.

É importante que as pessoas saibam que apesar de o álcool ser muito incentivado entre sociais, atualmente a doença do alcoolismo já está definida pela 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), sendo que a mesma foi definida assim pela própria Organização Mundial da Saúde.

 

Entenda como solicitar a internação involuntária para alcoólatras

De fato, a internação realmente pode ser solicitada por quaisquer familiares ou até mesmo pelos responsáveis legais, esse processo em geral é feito através do resgate especializado ou até mesmo por remoção 24 horas através do centro de recuperação.

Lembrando que são vários os grupos que realizam tratamentos contra o alcoolismo, um desses é o Instituto Nova Vida, que neste instante possui 65 unidades dentre os estados Brasil, além do mais, esse grupo está a 16 anos na luta contra a dependência química e o alcoolismo.

Os tratamentos no Instituto Nova Vida podem ser realizados através de planos de saúde que cubram os tratamentos, e ainda através de tratamentos particulares.