Internação compulsória para dependentes químicos

Internação compulsória para dependentes químicos


O tratamento compulsório realmente acaba sendo uma das ultimas atitudes tomadas pela família das pessoas que estão com dependência clínica ou alcoólica. Esse tipo de tratamento somente é utilizado para aquelas pessoas que não desejam ser tratadas, que não acreditam que estão doentes e que a família deve solicitar pois os mesmos não estão em condições de responder por si mesmos.

Na maioria das vezes os próprios dependentes não aceitam de forma alguma que estão doentes, no entanto, na maioria das vezes estão e não conseguem sair por conta própria. Nesse momento a família acaba utilizando a internação compulsória baseada na lei que ampara os mesmos na luta contra a dependência.

 

Entenda melhor a internação compulsória

Na realidade, o tratamento compulsório é feito justamente através do tratamento compulsório, sendo que na verdade, a internação compulsória nada mais é do que aquela determinada pela justiça justamente depois das falhas dos tratamentos mais comuns e alternativos.

É válido ressaltar que os médicos acabam prescrevendo uma espécie de tratamento caso não exista um familiar que se responsabilize pela internação, então a equipe médica solicita junto ao Ministério Público a internação imediata do mesmo.

Desta forma, este tipo de internação deve ser solicitado somente em último caso justamente porque as melhores opções são os tratamentos mais abertos, e em comum acordo com a família do dependente.

Mesmo que aja um laudo solicitação a internação, é importante compreender que a mesma deve acontecer no menor tempo possível, justamente de acordo com a necessidade do dependente químico ou alcoólico.

Logo a família deve ser localizada justamente para poder se responsabilizar por completo pela pós internação e principalmente para poder participar de forma geral das demais etapas deste tratamento compulsório.

Lembrando que obviamente a internação e o tratamento compulsório deve ser visto como uma última medida, sendo que o mesmo deve ser feito justamente a partir de um projeto que não somente é terapêutico como também é singular.

Logo, será preciso comprovar que anteriormente houve um acompanhamento e o médico efetivamente conseguiu constatar que essa pessoa precisava ser internada, no entanto, não havia nenhum familiar para solicitar a internação.

O problema do processo está na justiça que é lenta, isso porque pode demorar semanas até que a medida judicial seja acatada, em alguns casos pode ser tarde demais.

 

Entenda mais o tratamento compulsório

Além do mais, é importante informar e ressaltar que tanto a internação involuntária quanto a compulsória estão de fato previstas através da Lei Federal 10.216 de 06 de abril de 2002, esta lei nada mais é do que a garantia de direitos do próprio dependente químico internado contra a vontade.

O Instituto Nova Vida acolhe pessoas através do tratamento compulsório, lembrando que o mesmo possui em torno de 65 unidades distribuídas por todo o país, além de que estão a 16 anos inseridos no mercado para tratar a dependência química ou alcoólica.

Além do mais, nesse centro de recuperação o dependente acaba tendo a oportunidade de ser avaliado por uma equipe multidisciplinar permitindo uma análise mais profunda de seu problema e consequentemente buscando a melhor solução para o mesmo.