Internação Voluntária para Dependentes Químicos

Internação Voluntária para Dependentes Químicos


Realmente a internação voluntária pode ser um grande passo dado pelo dependente químico ou alcoólatra para salvar sua própria vida, isso porque ao estar ciente de seu estado o mesmo tem uma consciência maior e certamente está disposto a mudar sua situação.

Claramente, a grande maioria não aceita que está doente, por esse motivo se o dependente reconhece que está nesse tipo de situação, suas chances de ressocialização acabam aumentando ainda mais, isso porque o mesmo não está lutando contra a ideia e já aceitou que de fato precisa ajuda.

 

Saiba mais sobre a internação voluntária

De fato, ter um dependente químico ou alcoólico na família realmente não é fácil, sabidamente a família passa por diversas etapas até entender como ajudar ao familiar que está naquela situação e precisando de ajuda.

Na maioria das vezes as pessoas não entendem bem o que fazer, acabam então procurando ajuda em último caso, justamente porque ainda há uma certa falta de informação a respeito de centros de atendimento.

Dificilmente o dependente acaba reconhecendo que precisa de ajuda, na maioria das vezes os mesmos acreditam ser capazes de parar de usar drogas ou álcool sozinhos, acreditam ainda que a ajuda de médicos na verdade não é válida.

Porém, ao reconhecer esse fato, a família então pode e deve ser capaz de ajudar ao dependente, sendo assim, existe uma grande importância em procurar atendimento adequado com profissionais que de fato sejam capazes de lidar com a situação dessa pessoa.

O dependente pode buscar ajuda por conta própria, sendo que esse processo pode ser completamente escolhido por ele, além do mais, ao reconhecer que está doente, muitas vezes não há necessidade da internação.

Porém, isso dependerá da avaliação da equipe médica responsável pelo dependente em questão, que em conjunto com a pessoa e a família devem determinar quais serão os próximos passos do atendimento especializado.

Lembrando que a internação voluntária, assim como seu nome já diz é plenamente realizada com o próprio consentimento da pessoa que está doente, sendo que essa mesma pessoa deverá então assinar uma declaração de que está aceitando esse tratamento de espontânea vontade, principalmente em casos que a internação é de fato necessária.

Essa internação acaba por acontecer quando ocorre a solicitação formal do paciente ou quando o médico indica e o paciente aceita, no entanto, caso o paciente acabe representando risco tanto para si quanto para outros pode ser solicitada também a internação involuntária.

Esse é um grande passo que o dependente dá para a sua ressocialização completa, dessa maneira, o apoio de familiares e amigos é fundamental para a recuperação do mesmo.

 

Saiba mais sobre a solicitação de internação voluntária

Em relação a solicitação de internação voluntária o pedido pode ser feito diretamente ao centro de recuperação, entre os mesmos está o Instituto Nova Vida que possui excelência nesse tipo de atendimento.

Atualmente o Instituto Nova Vida conta com 65 unidades de atendimento e internação, e está a 16 anos no mercado para ressocializar os dependentes químicos e alcoólatras, além do mais, o mesmo ainda aceita convênio médico e atendimento particular.