Onde encontrar clinicas de reabilitação publicas

Onde encontrar clinicas de reabilitação publicas


Todos possuem o direito de se internar em uma clínica de recuperação. Mas, a prioridade do governo é o atendimento sem a internação. Ela é considerada uma opção só nos casos de emergência, com o paciente em uma situação mais grave. Normalmente, é quando o dependente está colocando a sua vida e dos outros em perigo, furtando, passando por graves crises de abstinência ou overdose, ou quando os outros métodos de tratamento não funcionam.    

Internação de reabilitação pelo SUS 

Conseguir uma vaga em uma clínica gratuita não é fácil. Mesmo quando o caso é considerado realmente emergencial, pode não haver vagas nas unidades próximas. Por isso, é importante ter persistência até conseguir a internação. 

A primeira coisa a fazer para conseguir uma vaga em uma clínica de recuperação pública, é passar em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para obter um encaminhamento. No caso de não haver um CAPS por perto, basta pedir orientação em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). 

Para dar entrada no pedido de internação, é necessário passar por uma avaliação. Assim, se for comprovada a necessidade de internação, o paciente será encaminhado a uma instituição credenciada pelo SUS. 

Nesses locais, os pacientes recebem uma assistência multidisciplinar com profissionais, como: psiquiatras, psicólogos, terapeutas, nutricionistas, educadores físicos, conselheiros, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros. 

O tratamento de reabilitação tem o objetivo de estabilizar o quadro clínico, ajudar o paciente na reconstrução de sua vida pessoal, oferecer suporte para os familiares, estimular o convívio e a reinserção na sociedade. 

O que fazer se não conseguir a vaga no SUS? 

Às vezes, mesmo preenchendo todos os requisitos, o dependente não é internado pelo SUS. Nesse tipo de situação, o indicado é procurar pela assistência de instituições filantrópicas ou entrar na Justiça. 

As instituições filantrópicas se mantêm por meio de recursos financeiros conseguidos com doações, e disponibiliza tratamento gratuito aos dependentes de baixa renda. Existem algumas que cobram, mas que oferecem preços mais acessíveis. 

Para recorrer à Justiça e exigir que o governo ofereça uma vaga pelo SUS ou que arque com os custos de uma internação em uma clínica particular, é necessário ir atrás da Defensoria Pública da sua cidade. 

Ajuda 

É muito importante que as pessoas com dependência química procurem pela ajuda dos profissionais da saúde, assim que perceberem que o vício já está influenciando negativamente a sua saúde física e a sua rotina. 

Essa doença causa um impacto profundo na vida de um indivíduo e aqueles que estão ao seu redor. Por isso, para que o tratamento seja eficaz, é preciso que ajude a mudar os padrões de comportamentos que levaram o paciente ao vício. 

Instituto Nova Vida 

Nós, do Instituto Nova Vida, não realizamos internações gratuitas. Porém, oferecemos um ótimo tratamento, com o trabalho de profissionais qualificados, voltado para a inserção social do indivíduo, e para diferentes tipos de bolsos. 

A dependência química é uma doença ligada à vontade. Por isso, é preciso esforço para começar o tratamento e terminá-lo com sucesso.