Clínica de alcoólicos

Clínica de alcoólicos


O alcoolismo é quando o indivíduo tem uma dependência da substancia, sendo uma doença considerada pela Organização Mundial de Saúde. O uso descontrolado, progressivo e constante de bebidas alcoólicas pode trazer diversos problemas para o funcionamento do organismo, além de consequência mais sérias.

A dependência de álcool pode trazer prejuízos para a própria vida, mas também acaba afetando todos ao seu redor, principalmente os familiares. O abusivo de álcool é diferente do alcoolismo, o que caracteriza a dependência, é a perda do controle. De tal modo, é muito importante estar atento aos sinais e sintomas para procurar por uma clínica de alcoólicos.

Sintomas do alcoolismo

O alcoolismo também pode ser conhecido como a síndrome de dependência do álcool, sendo uma doença que é desenvolvida depois do uso repetido de bebidas alcoólicas. Costuma estar associada a alguns sintomas.

O dependente do álcool vai apresentar uma compulsão, ou seja, uma forte necessidade ou desejo incontrolável de beber. Vai também ter dificuldade em controlar o seu consumo, não conseguindo parar depois de começar com a bebida.

Apresenta também a abstinência física, apresentando ansiedade, tremores, náusea, suro quando fica sem beber. A tolerância também é um dos fatores, precisando de doses maiores para obter o mesmo efeito que tinha com doses anteriores.

Quanto mais alta for a concentração de álcool no sangue, pior são as consequências e alterações na consciência. Há sintomas da intoxicação alcoólica que podem ser sentidos, como problemas de memória, falta de coordenação, humor instável, falta arrastada, comportamento desadequado.

O alcoolismo traz diversos efeitos negativos na saúde psíquica e física da pessoa. Muitas vezes, esses problemas mais graves podem ser sentidos em todos os contextos que a pessoa está envolvida, como o ambiente de trabalho, familiar, de estudos, entre outros.

Procurando ajuda em uma clínica de alcoólicos

A decisão de pedir ajuda é um dos momentos mais importantes, sendo necessário reconhecer que precisa de um tratamento. Mesmo que não seja fácil, é preciso ter em mente que quanto mais cedo a ajuda vier, melhores são as chances de ter uma recuperação de sucesso, conseguindo reabilitar a sua vida.

Hoje em dia, não se enxerga mais o problema de que o álcool é um sinal de fraqueza e de falta de moralidade. Pode ser difícil entender que está precisando de ajuda e também os familiares podem ter dificuldades em saber como lidar, como encaminhar a pessoa para procurar ajuda e nem onde obter o tratamento.

A clínica de alcoólicos oferece um espaço com atendimento humanizado, contando com uma equipe multidisciplinar que vai oferecer todo o apoio necessário para que o paciente consiga se livrar do vício. Abordando as diferentes necessidades de tratamento, consegue ter um atendimento mais amplo e completo.

Dessa maneira, ao entender que está passando por um momento de dificuldades e que o alcoolismo é uma doença, é fundamental procurar por ajuda. As clínicas de recuperação focam em realizar a reabilitação total do indivíduo, trabalhando com terapias, desintoxicação e ajuda profissional de qualidade para realizar um atendimento completo.