(11) 4266-1380 (11) 97023-3830

Como tirar vontade de usar droga?


Como tirar vontade de usar droga?

Se você ou alguém do seu convívio tem problemas relacionados ao uso de determinada substância, saiba que esse mal pode ser combatido. Quer saber como tirar vontade de usar droga? Confira este conteúdo!

A droga desperta desejos no organismo que são difíceis de serem controlados. Por mais que ela seja maléfica para a saúde física e mental, quem usa não consegue se livrar com facilidade do vício.

Afinal de contas, a dependência química é uma doença. Não se trata de desvio de caráter ou somente de descaso com a própria vida. O problema é muito mais complexo do que muitas pessoas imaginam.

Combater essa compulsão é um desafio enorme. Não é à toa que o viciado raramente consegue fazer isso sozinho. Ele precisa do apoio da família e, é claro, de profissionais que saibam como lidar com a situação.

De qualquer forma, algumas mudanças de hábitos podem ajudar nesse processo. Por isso, reunimos hoje algumas dicas práticas de como tirar vontade de usar droga. Confira a seguir!

 

1. Diálogo

Pode até parecer clichê, mas uma conversa franca usando a lógica e a razão ao invés do mero apelo sentimental é uma ferramenta poderosa para despertar a consciência do drogado. Muitas vezes, ele apresentará resistência. Mas é preciso persistir.

É interessante, inclusive, preparar uma lista prévia com todos os assuntos chave que devem ser abordados. Além de todas as consequências negativas dos comportamentos que serão mencionados.

No entanto, não use um tom de ameaça. A empatia é fundamental para nortear esse diálogo.

Nas nossas clínicas de recuperação de viciados, contamos com equipes preparadas para essa tarefa. Se você tiver dificuldades em conduzir a conversa ou precisar de um aconselhamento sobre como fazer isso, não hesite em procurar por ajuda de quem entende do assunto.

 

2. Atividades físicas

Os exercícios físicos frequentemente aparecem em listas de como tirar vontade de usar droga. E não é por acaso.

Os neurotransmissores e substâncias químicas que o próprio organismo libera quando estamos realizando atividades físicas provocam excitação e sensação de bem-estar. Essas é uma maneira inteligente de trocar o vício em drogas por comportamentos muito mais saudáveis e benéficos.

E não é preciso necessariamente ir à academia ou fazer exercícios repetitivos. Esportes de todos os tipos, dança, caminhadas, corrida, artes marciais e outras alternativas podem e devem ser incentivadas.

 

3. Meditação

O corpo não é o único que merece cuidados. A mente também. Portanto, se você busca por sugestões de como tirar vontade de usar droga, saiba que a meditação é uma excelente opção.

Momentos de silêncio, concentração e encontro com os próprios pensamentos são propícios para limpar a mente e acalmar o corpo. Por mais que possa parecer complicado desenvolver níveis elevados de concentração nesse tipo de atividade, a prática constante é uma boa aliada.

Ao meditar, a pessoa aprende a refletir, a controlar impulsos e até mesmo comportamentos compulsivos e obsessivos. Porém, a meditação não substitui a necessidade de outros tratamentos profissionais. Ela é um complemento.

 

4. Autoconhecimento

Conhecer os próprios gatilhos que despertam a vontade de usar entorpecentes é indispensável para saber como agir diante deles. Essa é uma prática de autocuidado que ajuda a promover bem-estar emocional e físico.

Nesse sentido, buscar e ser incentivado a desenvolver o autoconhecimento ajuda, e muito, a reduzir a probabilidade de recaídas. Além de tornar o dependente químico mais resistente à tentação em situações de estresse e ansiedade.

 

5. Ter um hobby

Os hobbies e passatempos são estratégicos para preencher o vazio que as drogas tendem a preencher. Eles estimulam a alegria e impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas.

Por mais que o trabalho seja a principal atividade que relacionamos a uma vida digna e sem tempo para as drogas, não podemos deixar o prazer de lado. Precisamos ter algo a mais para se envolver além do trabalho.

As possibilidades são diversas e vão desde culinária até artes e videogames. As preferências são individuais. O mais importante é se sentir bem e não fazer mal a si mesmo ou aos demais.

 

Esses foram alguns exemplos de como tirar vontade de usar droga com práticas simples e que podem ser incluídas no dia a dia de qualquer pessoa. Contudo, não esqueça da importância de contar com o suporte de um tratamento profissional.

Na dúvida, contate-nos!

Entramos em contato

Blog

Filmes Terapêuticos para Dependência Química

Filmes Terapêuticos para Dependência Química

Os filmes terapêuticos para dependência química são uma ótima ferramenta para o cuidado dos dependentes químicos.

Onde meu filho pode esconder suas drogas?

Onde meu filho pode esconder suas drogas?

Por mais difícil que seja de reconhecer isso, a dependência química é uma doença. E ela não escolhe gênero, classe social, raça ou idade.

Como tirar vontade de usar droga?

Como tirar vontade de usar droga?

Se você ou alguém do seu convívio tem problemas relacionados ao uso de determinada substância, saiba que esse mal pode ser combatido. Quer saber c

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?