(11) 4266-1380 (11) 97023-3830

Tratamento de Saúde Mental: Recursos Disponíveis para Homens e Mulheres


Tratamento de Saúde Mental: Recursos Disponíveis para Homens e Mulheres

Saúde mental é um tema importante para debatermos, pois o cansaço mental acaba sendo pior que o físico, dependendo do caso. Se você não cuidar da sua saúde mental, não dando a devida importância, principalmente quando você percebe sinais que alguma coisa não vai muito bem, pode ser um risco.

Quando a pessoa é dependente químico , não parando de usar em nenhum momento, trazendo transtornos para si e os familiares, é um sinal que a droga estar vencendo. E com a droga sendo o alvo principal de discórdias no convívio social do dependente químico, ela traz problemas mentais para ele.

Um dependente químico com a saúde mental afetada pelo uso das drogas, que muitas vezes é misturada com bebidas alcoólicas, é um ser humano pedindo ajuda. Ele também acaba sofrendo preconceitos com a sociedade, a maioria das vezes o preconceito vem da própria família, amigos, pessoas do trabalho, faculdade. E isso não é bom para ele, é necessário nessa fase o apoio de pessoas de quem ele confia.

QUAIS SÃO OS RECURSOS DISPONÍVEIS PARA ESSE TRATAMENTO?

Atualmente, existem mais recursos disponíveis para ajudar na saúde mental dos dependentes químicos. A droga faz com que o dependente químico, tenha transtornos mentais, como ansiedade, depressão, entre outras doenças mentais mais fortes que acabam com a saúde mental do dependente químico.

Por isso, procurar a ajuda de psicólogos, psiquiatras, nessa fase, é de extrema importância, pois eles são profissionais preparados para entender, avaliar e dar o tratamento de saúde mental correto. Por exemplo, se a usuária de drogas estar grávida e pela droga a gravidez vira de risco, o profissional com demais outros profissionais da saúde, estarão preparados para cuidar da paciente e de seu bebê.

 A equipe da Clínica de Recuperação Evangélica Instituto Nova Vida é formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, para a saúde mental do dependente químico ser realmente zelada , tendo o código de ética que apesar do dependente químico pode fazer coisas erradas dentro da sociedade, ele é um ser humano e tem o direito de se ressocializar dentro da mesma. A reabilitação psicossocial é essencial nessa fase.

Dependentes químicos, quando tem a saúde mental debilitada pelo consumo excessivo de drogas e álcool, não estão inventando doenças. Há mitos sobre doenças mentais, preconceitos, acham que o indivíduo quer chamar a atenção. Mas não estão! Ninguém escolhe ter a saúde mental abalada, tem gatilhos para isso, como o dependente químico  ouvir que ele não merece sair da dependência, para um estilo de vida mais humano.

Eles têm o direito de ir em centros de reabilitação, de terem acessos a programas como o CAPS, CVV, irem em hospitais. Além das atividades de lazer, esportivas, acesso a terapias, ações comunitárias, atividades que devolvem a vontade para a vida!

COMO CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DO DEPENDENTE QUÍMICO NO DIA A DIA?

Há atividades que dão prazer para todos os dias, podermos cuidar da nossa saúde mental. Elas liberam o hormônio da felicidade e causam a sensação de bem-estar. Como dito acima, os dependentes químicos também necessitam desse cuidado.

  • Fazer atividades físicas;
  • Tomar um banho relaxante;
  • Assistir algo legal ou ouvir música;
  • Ler textos que motivam;
  • Descansar sem culpa;
  • Ter acesso às atividades prazerosas para ressocialização.

 Mais uma vez, é importante relembrar que o apoio da família, o carinho, é essencial para o cuidado do dependente químico! Conheça um Guia de Clínicas de Recuperação onde temos diversas unidades cadastradas.

Entramos em contato

Blog

Filmes Terapêuticos para Dependência Química

Filmes Terapêuticos para Dependência Química

Os filmes terapêuticos para dependência química são uma ótima ferramenta para o cuidado dos dependentes químicos.

Onde meu filho pode esconder suas drogas?

Onde meu filho pode esconder suas drogas?

Por mais difícil que seja de reconhecer isso, a dependência química é uma doença. E ela não escolhe gênero, classe social, raça ou idade.

Como tirar vontade de usar droga?

Como tirar vontade de usar droga?

Se você ou alguém do seu convívio tem problemas relacionados ao uso de determinada substância, saiba que esse mal pode ser combatido. Quer saber c

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?