Apoio a dependentes químicos

Apoio a dependentes químicos


O apoio a dependentes químicos pode vir justamente através da busca de familiares ou ainda da busca do próprio dependente por um local que o ajude a superar essa dependência sórdida e incontrolável. Um fato sobre o dependente químico, é que muitas vezes o dependente até reconhece a doença, no entanto, ainda ganha o número de dependentes que não reconhecem que estão doentes ou ainda não aceitam ajuda.

Nos dias atuais, a busca pelo apoio a dependentes químicos vem da própria família, que sofre por ver o seu familiar nesse tipo de situação, afinal sabidamente uma pessoa quando está no nível mais baixo da dependência pode trazer muitos problemas para si e ainda para a família.

 

Entendendo a dependência química

Certamente, é importante fazer com que as pessoas entendam de fato, que a dependência química atualmente é definida pela própria OMS como CID-10, na Classificação Internacional de Doenças, sendo assim, o dependente químico de certa forma já está a um bom tempo doente.

Logo, segundo essa definição a dependência nada mais é do que um conjunto de fenômenos característicos, esses mesmos que podem ser comportamentais, fisiológicos e cognitivos que acabam por se desenvolver justamente após o uso repetido de determinada substância.

Certamente, as pessoas precisam compreender que após diversos estudos serem realizados, ficou definido que muitas vezes a genética é capaz de fazer com que uma pessoa tenha maior predisposição à dependência química.

Sendo assim, ao conviver com o dependente químico, a família na maioria das vezes também acaba adoecendo emocionalmente justamente porque não há um preparo psicológico para lidar com a dependência.

Sendo desta forma, necessário que tanto o dependente quanto a família realizem tratamentos psicológicos e terapêuticos capazes de ajudar na reabilitação do dependente, e ajudar na codependência do familiar.

Desta maneira, é importante que ao mesmo tempo em que o paciente recebe ajuda, os familiares devem conseguir receber orientações a respeito de como lidar com o dependente, devem saber ainda como lidar com seus sentimentos em relação ao dependente, o que fazer, o que não fazer, e por fim como se proteger dos danos causados pela dependência em geral.

Logo que a família reconhece a dependência química, a primeira reação é de descrença e frequentemente os mesmos permitem que o dependente use substâncias na própria casa com medo da violência exterior, porém esse é um dos erros mais comuns.

Depois geralmente a família percebe que não há o que fazer, existe a necessidade de lutar contra a dependência de seu familiar, é aí que os mesmos vão em busca de apoio para lidar com os dependentes químicos.

 

Onde encontrar apoio a dependentes químicos

Certamente, após os familiares ou responsáveis conseguirem observar a dependência então é o momento de buscar ajuda, os mesmos podem fazer isso indo em busca de clinicas de recuperação entre as mesmas, está o Instituto Nova Vida.

O Instituto Nova Vida conta com 16 anos de combate à dependência química, além de possuir instalações propicias para lidar com os dependentes químicos, são 65 unidades disponíveis pelo país e os tratamentos podem ser feitos por convenio médico ou particularmente.