Os tratamentos recomendados para os dependentes de cocaína indicam a presença de algumas fases essenciais para o encaminhamento de um indivíduo reabilitado. Para entender como funciona o tratamento da dependência de cocaína, o paciente recebe as orientações de médicos e de uma equipe multidisciplinar.
Por que o tratamento é dividido em fases?
O tratamento da dependência de cocaína não vai acontecer de maneira instantânea, ele é um processo. Por isso, o paciente precisa ganhar mais confiança ao ser acompanhado de perto, conseguindo se comprometer para parar o uso da droga. Passando uma semana limpo, consegue se comprometer para mais uma semana, recebendo apoio da equipe multidisciplinar que o acompanha.
Como funciona o tratamento da dependência de cocaína?
Começando pela desintoxicação, o paciente passa por um período de abstinência, essencial para prosseguir o tratamento. Em conjunto, complicações derivadas da droga também são tratadas, promovendo uma melhora da saúde mental e física do indivíduo.
Com sucesso nessas duas fases do tratamento, o paciente pode receber apoio para prevenir as suas recaídas, trabalhando em terapia as suas motivações para o uso da droga, além de tratar as questões relacionadas ao convívio em sociedade.
Uso de medicação
A medicação pode ser recomendada para alguns casos de tratamento, assim como para as condições que estão associadas ao uso da cocaína, como é a depressão. Ainda não existe um medicamento que seja eficaz para conseguir acabar com a vontade de usar a droga, o que conseguiria impedir recaídas.
O uso da medicação vai agir de maneira oposta aos efeitos da cocaína, deixando a pessoa com um mal-estar ao usar a droga. Pode também funcionar como um substituto da droga, mas com um composto menos tóxico.
Existem diversos medicamentos que costumam ser aplicados para diferentes casos. O uso isolado de medicação não consegue trazer efeitos para o tratamento, precisando ser usado com outras estratégias.
Quando internar o dependente de cocaína?
A internação pode ser recomendada quando o dependente de cocaína começa a agir de maneira perigosa, seja para si mesmo ou para os outros, ficando agressivo ou até mesmo, tentando suicídio. Também é recomendada caso apresente problemas clínicos ou psiquiátricos mais graves, precisando de um cuidado intensivo.
Outra indicação para entender como funciona o tratamento da dependência de cocaína é que a internação é muitas vezes ligada ao paciente que não tem a capacidade de parar com a droga, sem conseguir fazer o tratamento conhecido como ambulatório, precisando de uma ajuda mais intensa.
Abordagens multidisciplinar
O médico sozinho não consegue realizar um tratamento completo, precisando contar com uma equipe multidisciplinar que vai tentar abordar e tratar o indivíduo nas diferentes consequências da droga, conseguindo realizar uma abordagem mais completa.
A equipe que vai oferecer o tratamento vai contar com a presença de um médico, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, terapeutas familiares, psicólogos, entre outros responsáveis pelo atendimento.
O enfermeiro consegue motivar o indivíduo a permanecer no tratamento, já o psicólogo consegue trabalhar os problemas da vida, muitos que são decorrentes do uso da droga. Com o terapeuta ocupacional, consegue ajudar a planejar as suas próximas atividades.
Ao contar com um terapeuta familiar também vai entender os problemas familiares que o uso da droga trouxe. Cada área dessas consegue ter uma técnica que vai ser aplicada com o objetivo de fazer o tratamento funcionar do melhor jeito possível, trabalhando em todos os sentidos para que a droga seja largada.
O médico é quem coordena o funcionamento da equipe multidisciplinar, também tratando dos problemas e outras complicações que o uso da cocaína pode trazer. Também é responsável por orientar a família e o paciente, mostrando como funciona o tratamento da dependência de cocaína.
A reabilitação é o que se consegue ao usar todos os esforços combinados de uma equipe multidisciplinar em um local seguro e estruturado. O dependente de cocaína precisa sair de uma reabilitação sabendo conduzir a sua vida sem a ajuda da droga, entendendo que ela não é mais participante da sua rotina.
A equipe multidisciplinar é muito importante no tratamento, que por si só, é algo muito complicado, mas conquista resultados que são edificantes. Tudo vai depender do dependente de cocaína, entendendo a sua motivação para conseguir se tratar e obtendo suas conquistas dentro do tratamento.
O atendimento a mulheres e homens na Clínica de Recuperação Evangélica Instituto Nova Vida vem aumentando a cada ano por isso temos uma equipe especializada na recuperação de pacientes dependentes químicos e alcoólatras. Saiba o que é e quando ela é momento certo para reabilitação agora.
Nosso Grupo está presente em todo o Brasil, sendo que contamos com grandes centros de recuperação e atendemos por completo ao público feminino, masculino, menores e ainda aos idosos. Nossos tratamentos possuem base em mudança comportamental e até mesmo física, além do mais, podemos tratar os dependentes de forma voluntária ou ainda involuntária, além do mais, existe ainda a internação compulsória, internação intensiva e psiquiátrica.
Logo nosso objetivo, por fim é proporcionar uma perspectiva de melhor qualidade de vida, focando na melhoria contínua do dependente, nos baseamos em uma conduta ética de confiança e integridade. Consulte-nos caso deseje tratamento para seu familiar ou filho, certamente mostraremos uma solução para mudança de vida definitiva.
Acesse nosso Guia de Clínica- Reabilitação de Drogas e Álcool: https://guiadeclinica.com.br/empresa/clinica-de-recuperacao-evangelica-instituto-nova-vida.html