(11) 4249-1373 (11) 93418-1314

Como funciona o tratamento da dependência de cocaína?


Como funciona o tratamento da dependência de cocaína?

Os tratamentos recomendados para os dependentes de cocaína indicam a presença de algumas fases essenciais para o encaminhamento de um indivíduo reabilitado. Para entender como funciona o tratamento da dependência de cocaína, o paciente recebe as orientações de médicos e de uma equipe multidisciplinar.

Por que o tratamento é dividido em fases?

O tratamento da dependência de cocaína não vai acontecer de maneira instantânea, ele é um processo. Por isso, o paciente precisa ganhar mais confiança ao ser acompanhado de perto, conseguindo se comprometer para parar o uso da droga. Passando uma semana limpo, consegue se comprometer para mais uma semana, recebendo apoio da equipe multidisciplinar que o acompanha.

Como funciona o tratamento da dependência de cocaína?

Começando pela desintoxicação, o paciente passa por um período de abstinência, essencial para prosseguir o tratamento. Em conjunto, complicações derivadas da droga também são tratadas, promovendo uma melhora da saúde mental e física do indivíduo.

Com sucesso nessas duas fases do tratamento, o paciente pode receber apoio para prevenir as suas recaídas, trabalhando em terapia as suas motivações para o uso da droga, além de tratar as questões relacionadas ao convívio em sociedade.

Uso de medicação

A medicação pode ser recomendada para alguns casos de tratamento, assim como para as condições que estão associadas ao uso da cocaína, como é a depressão. Ainda não existe um medicamento que seja eficaz para conseguir acabar com a vontade de usar a droga, o que conseguiria impedir recaídas.

O uso da medicação vai agir de maneira oposta aos efeitos da cocaína, deixando a pessoa com um mal-estar ao usar a droga. Pode também funcionar como um substituto da droga, mas com um composto menos tóxico.

Existem diversos medicamentos que costumam ser aplicados para diferentes casos. O uso isolado de medicação não consegue trazer efeitos para o tratamento, precisando ser usado com outras estratégias.

Quando internar o dependente de cocaína?

A internação pode ser recomendada quando o dependente de cocaína começa a agir de maneira perigosa, seja para si mesmo ou para os outros, ficando agressivo ou até mesmo, tentando suicídio. Também é recomendada caso apresente problemas clínicos ou psiquiátricos mais graves, precisando de um cuidado intensivo.

Outra indicação para entender como funciona o tratamento da dependência de cocaína é que a internação é muitas vezes ligada ao paciente que não tem a capacidade de parar com a droga, sem conseguir fazer o tratamento conhecido como ambulatório, precisando de uma ajuda mais intensa.

Abordagens multidisciplinar

O médico sozinho não consegue realizar um tratamento completo, precisando contar com uma equipe multidisciplinar que vai tentar abordar e tratar o indivíduo nas diferentes consequências da droga, conseguindo realizar uma abordagem mais completa.

A equipe que vai oferecer o tratamento vai contar com a presença de um médico, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, terapeutas familiares, psicólogos, entre outros responsáveis pelo atendimento.

O enfermeiro consegue motivar o indivíduo a permanecer no tratamento, já o psicólogo consegue trabalhar os problemas da vida, muitos que são decorrentes do uso da droga. Com o terapeuta ocupacional, consegue ajudar a planejar as suas próximas atividades.

Ao contar com um terapeuta familiar também vai entender os problemas familiares que o uso da droga trouxe. Cada área dessas consegue ter uma técnica que vai ser aplicada com o objetivo de fazer o tratamento funcionar do melhor jeito possível, trabalhando em todos os sentidos para que a droga seja largada.

O médico é quem coordena o funcionamento da equipe multidisciplinar, também tratando dos problemas e outras complicações que o uso da cocaína pode trazer. Também é responsável por orientar a família e o paciente, mostrando como funciona o tratamento da dependência de cocaína.

A reabilitação é o que se consegue ao usar todos os esforços combinados de uma equipe multidisciplinar em um local seguro e estruturado. O dependente de cocaína precisa sair de uma reabilitação sabendo conduzir a sua vida sem a ajuda da droga, entendendo que ela não é mais participante da sua rotina.

A equipe multidisciplinar é muito importante no tratamento, que por si só, é algo muito complicado, mas conquista resultados que são edificantes. Tudo vai depender do dependente de cocaína, entendendo a sua motivação para conseguir se tratar e obtendo suas conquistas dentro do tratamento.

O atendimento a mulheres e homens na Clínica de Recuperação Evangélica Instituto Nova Vida vem aumentando a cada ano por isso temos uma equipe especializada na recuperação de pacientes dependentes químicos e alcoólatras. Saiba o que é e quando ela é momento certo para reabilitação agora.

Nosso Grupo está presente em todo o Brasil, sendo que contamos com grandes centros de recuperação e atendemos por completo ao público feminino, masculino, menores e ainda aos idosos. Nossos tratamentos possuem base em mudança comportamental e até mesmo física, além do mais, podemos tratar os dependentes de forma voluntária ou ainda involuntária, além do mais, existe ainda a internação compulsória, internação intensiva e psiquiátrica.

Logo nosso objetivo, por fim é proporcionar uma perspectiva de melhor qualidade de vida, focando na melhoria contínua do dependente, nos baseamos em uma conduta ética de confiança e integridade. Consulte-nos caso deseje tratamento para seu familiar ou filho, certamente mostraremos uma solução para mudança de vida definitiva.

Acesse nosso Guia de Clínica- Reabilitação de Drogas e Álcool: https://guiadeclinica.com.br/empresa/clinica-de-recuperacao-evangelica-instituto-nova-vida.html

Entramos em contato

Blog

O que é abstinência alcoólica?

O que é abstinência alcoólica?

A abstinência de álcool é um tema de importância crescente na sociedade atual, à medida que mais indivíduos reconhecem os efeitos prejudiciais q

Por que as pessoas se viciam em crack?

Por que as pessoas se viciam em crack?

Não é incomum descobrir que um amigo, parente ou colega de trabalho agora faz parte das estatísticas do crack.

Remédio para parar de beber definitivamente funciona?

Remédio para parar de beber definitivamente funciona?

Muitas famílias passam por um sério problema chamado alcoolismo, e buscam opções para parar de beber definitivamente saiba agora como funciona

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?