(11) 4266-1380 (11) 97023-3830

Filmes Terapêuticos para Dependência Química


Filmes Terapêuticos para Dependência Química

Os filmes terapêuticos para dependência química são uma ótima ferramenta para o cuidado dos dependentes químicos. A sétima arte é um recurso poderoso para fortalecer dependentes, famílias e até clínicas de reabilitação. Muitas histórias que são relatadas são criadas a partir de histórias reais. Por isso, elas se constituem como instrumento para levar o público a grandes reflexões e discussões.

Como meio de comunicação, os filmes terapêuticos para dependência química transmitem a necessidade de se falar sobre o assunto. Hoje, temos na lista diversos filmes, tanto para dependentes, quando para as famílias. Listamos 5 filmes que mais fizeram sucesso nas telinhas dos cinemas mundiais.

Importância dos filmes terapêuticos na dependência química

Os filmes terapêuticos para dependência química ajudam o dependente químico a vencer o tratamento. Na grande maioria dos casos, o indivíduo se sente envergonhado por estar passando por essa doença. Quando ele descobre que filmes estão sendo feitos sobre a sua enfermidade, isso traz certo conforto. Afinal, se tem filmes sobre a dependência química é sinal que é preciso falar sobre a doença.

Além disso, ocorre uma identificação com os personagens. Ainda que sejam cenas cinematográficas, muitos enredos são baseados em histórias reais. O que faz com que o dependente químico sinta que não é o único a passar por essa situação. Também, algumas informações são contidas em alguns filmes, aumentando o conhecimento sobre a dependência química. Mas é claro, que não substitui o parecer médico.

Para a família, os filmes terapêuticos para dependência química também são essenciais. Muitas famílias sofrem quando tem um familiar dependente. Por vezes nem sabem como agir, como expressar afetos, como apoiar. Assistindo aos filmes que falam sobre a enfermidade, a família sente que também não está sozinha. Afinal de contas, as telas estão retratando a sua história.

Os filmes terapêuticos para dependência química também são indicados para clínicas de reabilitação. Eles podem ser usados como recursos para o cuidado. O que potencializa o tratamento, pois muitas discussões podem ser feitas a partir das histórias contadas. Com os enredos dos filmes, a equipe profissional pode levar o dependente químico a fazer reflexões sobre o próprio quadro. Isso também traz maior responsabilização para o dependente.

Filmes terapêuticos para dependência química

1.28 dias

O filme retrata a história de uma escritora de sucesso que vive de forma liberal. Seguindo suas próprias convicções, ela faz tudo o que tiver vontade de fazer. Vive de festa em festa sem se preocupar com o amanhã. Mas tudo muda quando ela bate a limusine numa casa. Limusine que ela roubou durante o casamento da irmã. A escritora é então internada numa clínica de reabilitação durante 28 dias, sendo obrigada a viver de forma restrita e cheio de regras.

2.Réquiem para um sonho

Réquiem para um sonho conta a história de um filho e uma mãe viciados em drogas. O filho já trava uma batalha com a dependência química. A mãe se torna dependente química também quando é convidada para participar do programa de TV favorito. Vendo a necessidade de estar bonita para o programa, ela começa a tomar remédios para emagrecer. Se rende também ao vício, lutando como o filho.

  1. Eu, Christiane F. – 13 Anos, Drogada e Prostituída

A história se passa nos anos 70. Uma adolescente comum que tem o sonho de entrar na discoteca mais famosa da cidade. Para conseguir a entrada, ela conta com a ajuda da amiga. Ao entrar, conhece outros jovens que a levam para conhecer o mundo das drogas. Álcool, maconha, LCD, calmantes se tornam caminhos para a jovem ser levada também ao mundo da prostituição.

4.Diário de um adolescente

Vivendo sob pressão do treinador e da mãe, o jovem esportista abandona os quadros de basquete para se refugiar nas drogas. Acompanhado de outros amigos dependentes químicos, o adolescente passa a roubar e se prostituir para alimentar o vício da heroína. Talvez a única maneira de sair da dependência seja através da ajuda de seu vizinho.

5.Bicho de sete cabeças

Pensando em resolver o problema do filho, os pais o internam em um manicômio. Sendo que a dificuldade do filho é com as drogas. O filho é dependente químico é não doente mental. Internado em um lugar que não trata especificamente sua situação, o jovem tem sua saúde mental destruída. No local, ele sofre violências físicas e psicológicas e amplia o uso de outros remédios. O que agrava ainda mais o quadro.

 

Entramos em contato

Blog

Filmes Terapêuticos para Dependência Química

Filmes Terapêuticos para Dependência Química

Os filmes terapêuticos para dependência química são uma ótima ferramenta para o cuidado dos dependentes químicos.

Onde meu filho pode esconder suas drogas?

Onde meu filho pode esconder suas drogas?

Por mais difícil que seja de reconhecer isso, a dependência química é uma doença. E ela não escolhe gênero, classe social, raça ou idade.

Como tirar vontade de usar droga?

Como tirar vontade de usar droga?

Se você ou alguém do seu convívio tem problemas relacionados ao uso de determinada substância, saiba que esse mal pode ser combatido. Quer saber c

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?