(11) 4249-0221 (11) 94797-6909

Como ajudar um alcoólatra depressivo?


Como ajudar um alcoólatra depressivo?

Existem casos específicos de alcoolismo e esse artigo foi feito para que você soubesse como ajudar um alcoólatra depressivo, principalmente se você é um amigo próximo ou faz parte da família, mas não sabe como fazer isso.

Sabe-se que o alcoolismo traz muitos danos na vida de uma pessoa, não só em sua vida pessoal, mas também em sua vida social e trabalhista, além disso, sua qualidade de vida torna-se um risco, sendo muito comum, por exemplo, a presença da depressão.

Além de problemas com o álcool e a depressão, existem muitos outros diversos transtornos comportamentais que podem surgir devido ao uso abusivo do álcool.

Sendo assim, abaixo citamos algumas dicas de como dar a esse tipo de dependente a ajuda necessária.

Dicas de como você pode ajudar um alcoólatra depressivo

Entre as primeiras coisas que é preciso, podemos citar a busca por entendimento do que deu lugar à essa dependência, isto é, qual a origem da dependência dessa pessoa.

Conhecendo melhor a causa, fica mais fácil buscar a ajuda adequada. 

Afinal, são diversos os motivos que podem levar uma pessoa a abusar do uso do álcool e tornar-se um dependente.

Entendendo isso, listamos alguns desses motivos, de forma geral e sendo os principais motivos, que causam a dependência e por consequência, os sintomas depressivos.

  • Problemas no ambiente de trabalho;
  • Problemas e/ou dificuldades de relacionamentos;
  • Influência do seu meio social (familiares ou amigos);
  • Questões financeiras;
  • Dificuldades no ambiente social.

Fica mais evidente quando a pessoa em questão não tinha por costume beber anteriormente e do nada começa a fazer uso constante e em quantidade considerável do álcool, o que evidencia que existe algum motivo por trás dessa mudança de comportamento.

Converse com a pessoa de forma calma, pois uma inquisição mais agressiva, pode ser um fator de estresse, que pode piorar a situação, ao invés de ter como ajudar um alcoólatra depressivo, que pode buscar consolo na bebida para se sentir mais calmo.

Durante a conversa, de forma simples e acolhedora, explique o quanto o uso abusivo do álcool pode estar piorando o seu problema e dificultando as situações ao seu redor, buscando trazer uma consciência do problema e não um julgamento.

Demonstre o quanto você deseja ajudar e ser um apoio nesse momento difícil junto com a família.

Para uma conversa desse tipo, procure um momento e lugar adequados, que sejam mais tranquilos e que você saiba que dificilmente terá algum tipo de interrupção, tendo uma conversa leve, breve e sem pressão.

Faça um convite para que a pessoa conheça uma clínica de reabilitação, mas não a force

Convide a pessoa a conhecer uma clínica de reabilitação, mas sem forçar, e se colocar para ir junto conhecer as dependências de uma clínica e os serviços oferecidos.

Além de conversarem juntos com a equipe responsável, sobre a metodologia da reabilitação, tempo de tratamento e retorno à vida social.

Caso ele aceite conhecer a clínica de recuperação, que seja só uma sondagem, para ver como funciona e o que acontece nesse lugar. Desta forma ele se sentirá mais seguro e poderá aceitar melhor a ideia de fazer uma internação para intervenção de reabilitação do vício em álcool.

Tenha sempre em mente que nada pode ser forçado ao dependente, sempre dando a ideia de ajuda, e que ele ainda tem o controle de decisões.

Se a intenção é ajudar, não exponha essa pessoa de forma alguma, seja apoio, esteja por perto, mas não a exponha a ninguém ou a situações em que o quadro possa ser agravado, pois um comentário com a pessoa errada e tudo se perde, podendo inclusive, colocar o dependente depressivo em uma situação pior do que a anterior.

Desta forma, se o seu desejo é ajudar, saiba que isso é um ato de empatia muito legal e que as mais diversas opções podem ser encontradas em uma clínica de recuperação, sem necessariamente ter um alto custo por isso.

Invista tempo em uma pesquisa sobre os melhores lugares, com as melhores condições.

E se você seguir as dicas acima, terá como ajudar um alcoólatra depressivo, e uma família inteira que se beneficiará com isso, visto que não só o dependente sofre, mas toda sua rede de apoio sofre junto com ele.

No Instituto Nova Vida  contamos com uma equipe especializada na reabilitação do alcoolismo, entre em contato e saiba mais.

Entramos em contato

Blog

Como ajudar um alcoólatra depressivo?

Como ajudar um alcoólatra depressivo?

Existem casos específicos de alcoolismo e esse artigo foi feito para que você soubesse como ajudar um alcoólatra depressivo, principalmente se voc

Porque o dependente químico mente?

Porque o dependente químico mente?

Porque o dependente químico mente? Só quem tem um viciado em casa ou em seu convívio sabe o que eles fazem para conseguir acesso a sua droga de pre

Como lidar com o dependente químico na empresa?

Como lidar com o dependente químico na empresa?

Como lidar com o dependente químico na empresa: Sabe-se que a dependência química interfere diretamente tanto em fatores físicos quanto psicológi

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?