Clínica para alcoólatra

Clínica para alcoólatra


É muito comum a busca por clínica para alcoólatra, isso porque devido ao fato de o álcool ser uma droga lícita, então a maioria das pessoas somente percebe que está na dependência quando já não consegue mais largar o álcool, em alguns casos a pessoa nem percebe.

É bem comum a família buscar uma clínica para alcoólatra, e isso porque é ela quem consegue observar os primeiros sinais de alcoolismo, sendo assim, é interessante tirar algumas dúvidas sobre o assunto principalmente se for familiar de uma pessoa que está doente a esse ponto!

 

O que é uma clínica para alcóolatra?

A clínica para alcoólatra é uma instituição capaz de ajudar pessoas que estão sofrendo com a dependência do álcool, pessoas que já estão a algum tempo sem conseguir se recuperar do uso da mesma.

Essas clínicas acabam sendo responsáveis pela realização de tratamentos, os mesmos são capazes de ajudar na ressocialização da pessoa à sociedade, permitindo que a mesma lute contra a dependência.

É preciso lembrar ainda, que o álcool é uma substância líquida, e por esse motivo, acaba tendo seu uso bem incentivado, e isso diz respeito a tudo: propagandas, roda de amigos, confraternizações, entre outros.

É bem comum que a pessoa que não toma álcool, seja conhecida e chamada de “careta”, sendo assim, é importante que as pessoas entendam que apesar de ser uma droga lícita o ideal é passar longe dela.

O consumo do álcool excessivo, é responsável por diversas mortes por acidente no trânsito, brigas em família, e diversos outros problemas que acabam surgindo devido ao uso abusivo do álcool.

Porém, para entender e levar uma pessoa para uma clínica para alcoólatra, é importante compreender se essa mesma pessoa realmente é dependente do álcool, e para isso, algumas dúvidas devem ser tiradas.

 

Bebo cerveja todos os dias será que sou alcóolatra?

Muitas pessoas não usam álcool “pesado”, porém, acabam usando a cerveja justamente porque tende a ser mais “fraca”. Na realidade, ela surgiu a mais de 10 mil anos, sendo que se confunde ainda com a história dos primeiros povos agrícolas.

Além disso, não há exatamente uma história concreta sobre o surgimento da cerveja, de quando a mesma iniciou, como ela foi produzida e até mesmo do local em que ela surgiu. Porém, muitas pessoas acabam bebendo cerveja o bastante para se perguntar: quem bebe cerveja diariamente é alcóolatra?

Sabidamente, a cerveja possui álcool assim como toda e qualquer bebida alcóolica, sendo que a mesma ainda é viciante. Sendo assim, entenda que uma garrafa de cerveja contém: grãos, água, fungos e flores.

Além do mais, o sabor dessa cerveja vem da própria cevada, a mesma acaba sendo transformada em malte, e é imersa em água para retirar todos os açúcares, esses mesmos acabam se tornando leveduras que acabam se transformando em álcool.

Sendo assim, pessoas que bebem cerveja todos os dias devem ir em busca de uma clínica para alcoólatra, justamente porque os efeitos do álcool acabam afetando a saúde justamente porque o abuso de bebidas alcóolicas acabam aumentando a mortalidade.

Isso acontece em partes porque o álcool é capaz de causar doenças cardiovasculares, câncer e até mesmo doenças no fígado.

Porém, a cerveja acaba trazendo algumas controversas, justamente porque alguns componentes dela são benéficos para à saúde. Caso a cerveja não tivesse álcool, então a mesma poderia ser consumida sem problema algum!

Por exemplo, o gosto amargo advindo da cerveja nada mais é do que o lúpulo, e o mesmo é uma fonte de antioxidantes sendo que de acordo com vários pesquisadores o mesmo possui propriedades anticancerígenas.

Ademais, podemos destacar ainda, um outro ingrediente bom que é o silício, ele também é extremamente benéfico para nossa saúde óssea. Porém, assim como possui benefícios, possui malefício, e o mesmo é o álcool, que sabemos ser muito viciante!

 

Quais problemas de saúde podem ser causados pelo álcool?

Uma clínica para alcoólatra, ainda é capaz de ajudar as pessoas justamente porque as bebidas alcoólicas acabam sendo pobres de nutrientes e possuem um alto valor calórico, sendo assim, por exemplo uma lata pode fornecer 150 calorias.

Desta forma, o álcool é capaz de aumentar o peso corporal e gerar aquela famosa barriga de cerveja, além do mais, há alguns outros problemas que o álcool pode causar para a saúde, confira abaixo: 

  • Estresse devido ao nível elevado de cortisol no organismo;
  • Depressão pois o álcool é uma substância depressora do nível do sistema nervoso central;
  • Fígado muito gorduroso e cirrose;
  • É capaz de causar perda de memória, justamente porque o álcool possui efeito deletério na própria arquitetura cerebral;
  • O pâncreas acaba ficando doente;
  • AVC;
  • Cardiomiopatia;
  • Câncer;
  • Tuberculose e pneumonia;

 

É importante entender, que ao ingerir álcool a pessoa pode ter problemas bem sérios de saúde, de acordo com os citados acima. Sendo assim, pessoas que bebem todos os dias, mesmo que seja cerveja são alcoólatras, e precisam de um tratamento especializado.

É para isso que a clínica para alcoólatra existe: para ajudar pessoas a se livrarem da dependência do álcool, que apesar de ser uma droga lícita é extremamente prejudicial para a pessoa e para a família.

Além disso, aquelas pessoas que bebem moderadamente, mesmo que aos fins de semana, precisam analisar melhor essa frequência, e então realizar exames para verificar como anda sua saúde.

 

Como saber se sou mesmo alcoólatra?

Antes de buscar uma clínica para alcoólatra, a maioria das pessoas precisa entender de fato quando se tornou um alcoólatra, ou ainda quando seu familiar acabou se viciando no álcool, e em que momento não conseguiu mais parar por conta própria.

O fato aqui, é que apesar dos limites estabelecidos pela OMS, é importante compreender que o álcool acaba se tornando um problema, justamente quando há um padrão de consumo, e quando começa a trazer consequências para a vida social, pessoal e profissional da pessoa.

Desta maneira, uma pessoa que acabou se embriagando determinado dia, não quer dizer que realmente a mesma é dependente do álcool, embora saibamos que estar nesse estado faz com que episódios de risco ocorram com maiores chances.

Por outro lado, o fato de uma pessoa apresentar alta tolerância para bebidas alcoólicas e que realmente não apresenta sinais de embriaguez mesmo após um grande consumo, provavelmente está sofrendo com o alcoolismo.

Porém, é importante entender que o alcoolismo apresenta algumas características, entre elas:

 

  • Quando há um padrão de consumo prejudicial;
  • Quando a pessoa acaba bebendo sozinha sem que haja ao menos motivos para uma comemoração;
  • Quando a pessoa acaba bebendo para relaxar ou até mesmo aliviar sentimentos negativos;
  • Quando existe a necessidade de consumir álcool pela manhã;
  • Quando há muita dificuldade para parar depois de justamente começar a beber;
  • Quando a pessoa tenta ficar sem beber por uma semana ou até mesmo alguns dias e não consegue;
  • Quando a pessoa substitui uma bebida por outra em uma tentativa de controlar a ingestão de álcool;
  • O fato de a pessoa beber escondido das outras pessoas;
  • Quando a pessoa diz que vai parar de beber quando quiser, entretanto, não consegue;
  • Quando a pessoa acaba tendo sintomas como vômitos, náuseas, tremores, sudorese excessiva, delírios, alucinações quando a pessoa não bebe e taquicardia;
  • Quando a pessoa passa a ficar muito ansiosa, depressiva, irritado e violento quando não pode ingerir álcool;
  • Quando a pessoa continua bebendo para não ter a manifestação desses sintomas;

 

Sou alcóolatra e agora o que fazer?

Apesar de na maioria dos casos, a própria família ser a responsável por solicitar a internação do familiar diretamente em uma clínica para alcoólatra, precisamos entender que algumas pessoas reconhecem que são dependentes e tentam entender como buscar ajuda.

Sendo assim, se esse é seu caso, se porventura se identificou com alguns dos sinais acima, então é extremamente necessário buscar ajudar médica para poder lidar com essa dependência, e então conseguir se recuperar.

É preciso lembrar ainda, que geralmente a pessoa começa passando pela equipe médica, sendo que a mesma deve ser responsável por analisar o grau da dependência e ainda solicitar exames complementares para que saiba exatamente o que o álcool já fez no organismo.

É preciso lembrar que o alcoolismo realmente é uma doença crônica, sendo que por esse motivo a mesma não tem cura, no entanto, existe a possibilidade de fazer um tratamento com medicamentos, e ainda usar a psicoterapia e internações quando necessário.

Os tratamentos dentro de uma clínica para alcoólatra, acaba possibilitando que a pessoa realmente se afaste do álcool e então recupere sua qualidade de vida. Sendo assim, é preciso que a mesma frequente grupos de apoio, realize exercícios físicos e ainda crie novas rotinas.

Todas essas medidas são essenciais para ajudar no combate à dependência do álcool, caso contrário a pessoa acabará tendo várias recaídas. Claro que tomar uma taça de vinho vez ou outra, ou ainda beber uma cerveja em ocasiões especiais, não indicam dependência.

Porém, é preciso entender, que se a pergunta “como saber se sou alcoólatra” realmente já passou pela sua cabeça, então esse é o momento de buscar ajuda, entenda que se você é familiar, deverá então ir em busca de ajuda para essa pessoa em questão!