(11) 4249-1373 (11) 93418-1314

O que é plano de prevenção a recaída?


O que é plano de prevenção a recaída?

Você já ouviu falar no plano de prevenção a recaída? Sabe o que isso significa e como pode ajudar pessoas no tratamento de dependência química?

Bom, o plano de prevenção a recaída é uma das formas de identificar os riscos e reduzi-los, para que as pessoas possam contar com ajudas durante a recuperação de vícios.

Esse plano pode fazer toda a diferença contra a recaída de quem já passou pelo processo de recuperação de dependências em períodos longos. Se você quer saber mais sobre, confira as informações a seguir:

O QUE É PLANO DE PREVENÇÃO A RECAÍDA?

Ter um plano de prevenção a recaída pode ser essencial para as pessoas em recuperação. Isso porque os comportamentos são monitorados pela própria pessoa, fazendo com que os riscos de se ter uma recaída, seja diminuído.

Além disso, o plano também apresenta diversas maneiras para melhorar os comportamentos antes mesmo que a recaída aconteça.

É um documento escrito por uma equipe de profissionais que participaram do tratamento, junto com o paciente. Esse plano pode ser compartilhado no grupo de apoio e serve para identificar os gatilhos e criar ações para eles.

Geralmente, a recaída acontece em três partes, e não só em um momento, como por exemplo:

  • Recaída física
  • Recaída emocional
  • Recaída mental.

Com a criação de um plano de prevenção a recaída, é possível agir sobre esses gatilhos, reconhecendo quais são os sentimentos que fazem você ter a necessidade de fazer o uso das drogas e combater isso.

COMO CRIAR UM PLANO DE PREVENÇÃO A RECAÍDA?

Mesmo que seja possível criar um plano de prevenção a recaída sozinho, é interessante buscar ajuda de profissionais que participaram do tempo de tratamento contra a sua dependência.

Esses planos podem ser apenas comentados ou então descritos e anotados em um papel, com todas as medidas anotadas de forma clara, para que você saiba exatamente o que fazer quando sentir que terá uma recaída.

Veja a seguir quais são os pontos necessários que devemos considerar para criar um plano de prevenção a recaída:

1 - Avaliar toda a história com o uso de drogas ou consumo de álcool

Nesse ponto, algumas perguntas devem ser feitas, como por exemplo:

  • Qual foi o tempo em que você mais consumia drogas ou álcool?
  • Houve intervenção de pessoas para que o consumo acontecesse?
  • Quais os pensamentos te fazem querer voltar a usar?
  • Qual foi o motivo da recaída anterior?

Com essas respostas, você vai conseguir identificar o porquê de ter tido uma recaída.

2 - Identifique os sinais que te fazem ter recaídas

Ter todas as situações em que você sentiu necessidade de fazer uso de drogas ou consumir álcool anotadas pode ser essencial para criar o seu plano de prevenção a recaída.

Dessa forma, você consegue criar alertas para agir de maneira diferente nessas situações. Crie uma lista, anote as informações e compartilhe com a equipe que faz parte do seu tratamento para te ajudarem no processo de evitar as recaídas.

3 - Tenha um plano de ação estabelecido

No seu plano de prevenção a recaídas, você pode criar planos de ações sobre o que fazer em determinadas situações para evitar o consumo de drogas ou álcool, criando novas alternativas para passar por aquele momento conturbado.

Por exemplo, se você passou por um momento de frustração e fazia disso uma oportunidade para beber, faça algo diferente, como se reunir com familiares ou amigos.

Ou então ligar e mandar mensagem para pessoas queridas, para distrair a sua mente e evitar que você faça o consumo exagerado das drogas.

Quanto mais específico o seu plano de ações, melhor para evitar as recaídas. Saiba com quem você poderá contar e tenha tudo isso anotado de forma bem específica. Quanto mais detalhes você colocar no seu plano de ação, mais fácil será de voltar aos trilhos.

Tenha certeza de que você pode contar com as pessoas que você anotou no plano de ação, se um dia precisar da assistência deles.

O plano de prevenção a recaída pode apresentar diversas maneiras e opções de você mudar o vício. Você pode anotar, por exemplo, tudo aquilo que servir como um gatilho para você ter uma recaída, e anotar as alternativas para fugir disso. É uma ótima opção!

A clínica de recuperação evangélica Instituto Nova Vida pode te apoiar neste processo, conte com nossa equipe de profissionais.

Entramos em contato

Blog

O que é abstinência alcoólica?

O que é abstinência alcoólica?

A abstinência de álcool é um tema de importância crescente na sociedade atual, à medida que mais indivíduos reconhecem os efeitos prejudiciais q

Por que as pessoas se viciam em crack?

Por que as pessoas se viciam em crack?

Não é incomum descobrir que um amigo, parente ou colega de trabalho agora faz parte das estatísticas do crack.

Remédio para parar de beber definitivamente funciona?

Remédio para parar de beber definitivamente funciona?

Muitas famílias passam por um sério problema chamado alcoolismo, e buscam opções para parar de beber definitivamente saiba agora como funciona

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?