(11) 4249-0221 (11) 94797-6909

Qual a relação entre ansiedade e álcool?


Qual a relação entre ansiedade e álcool?

A relação ansiedade e álcool é uma relação que já vem sendo estudada a algum tempo. De um lado, temos um sentimento difícil de ser controlado, servindo de base para muitos outros problemas. De outro, uma substância ilusória geradora de muitos prejuízos.

Quando esse sentimento e substâncias encontram, o resultado é devastador. Mas, por que isso acontece? Qual a relação entre eles? É o que você vai ver neste artigo! Aqui, você vai entender um pouco melhor sobre essa relação, encontrando dicas de como vencer a ansiedade.

O que é ansiedade?

Antes de entender a relação entre ansiedade e álcool é fundamental saber o que de fato é a ansiedade. Afinal, nunca se ouviu falar tanto de ansiedade como nesses últimos tempos, principalmente em tempos de Pandemia... Mas, será que todo mundo sabe exatamente o que é esse sentimento?

Como sugerido na pergunta anterior, a ansiedade é um sentimento. Sentimento que tem em sua base uma antecipação do futuro. É como se o indivíduo vivesse no futuro.

Ele antecipa, de forma inconsciente, situações que pode viver, gerando nele outros sentimentos como medo, angústia e insegurança, por exemplo.

A ansiedade é um sentimento vivido por todos os seres humanos em diferentes graus. Em maior intensidade, a ansiedade pode se tornar um transtorno mental ou levar o indivíduo a encontrar escapes não saudáveis para se livrar desse sentimento, como se refugiar na comida, no trabalho ou... No álcool!

Relação ansiedade e álcool

A relação ansiedade e álcool é muito estreita. O álcool é uma substância psicoativa e, como tal, tem a capacidade de alterar parâmetros do Sistema Nervoso Central, mexendo nas emoções do usuário. Por isso, em situações ansiogênicas, alguns indivíduos tendem a utilizar o álcool como uma válvula de escape.

Entretanto, o álcool aumenta ainda mais o nível de ansiedade do ser humano. Isso porque, o álcool é uma droga depressora. Ou seja, ele diminui as atividades do SNC, levando o indivíduo a uma falsa sensação de paz e relaxamento, pois a diminuição dessa atividade ocorre de forma anormal.

Desta forma, os níveis dos hormônios responsáveis pela sensação de alerta no organismo ficam desregulados. Quando o efeito do álcool passa, o sujeito tem a sensação de ficar ainda mais ansioso. O seu problema não foi resolvido e seus hormônios estão descontrolados.

Dicas para lidar com a ansiedade

Conclui-se então, que, a relação ansiedade e álcool é uma relação bem prejudicial para o indivíduo ansioso. O álcool não funciona como uma válvula de escape saudável e ainda por cima, piora ainda mais o quadro ansioso do sujeito.

Por outro lado, entendemos que a ansiedade é uma mal que precisa de tratamento. Não é se refugiando no álcool, na comida ou até mesmo no trabalho, que o problema será resolvido. Por isso, para te ajudar a tratar desse sentimento tão opressor, selecionamos algumas dicas para você colocar em prática.

  1. Procure resolver o problema (Toda ansiedade tem uma raiz de um problema mal resolvido. Faça uma avaliação e veja o que está te angustiando);
  2. Procure ajuda terapêutica (Ansiedade é um problema de ordem emocional. Nada melhor do que um profissional da área da saúde mental para te auxiliar nesse processo);
  3. Faça atividades físicas (Os exercícios liberam hormônios que provocam sensação de prazer e bem-estar reduzindo os níveis de estresse);
  4. Procure estar perto de pessoas que você ama e que queiram o seu bem;
  5. Faça alguma viagem.

Por isso é extremamente importante você buscar ajuda profissional como o da clínica de recuperação evangélica Instituto Nova Vida.

Entramos em contato

Blog

Clínica de Recuperação em Uberaba- MG

Clínica de Recuperação em Uberaba- MG

A Clinica de Recuperação Evangélica Instituto Nova Vida unidade de Uberaba- MG, investe na qualidade de vida dos pacientes contando também com uma

Qual a relação entre ansiedade e álcool?

Qual a relação entre ansiedade e álcool?

A relação ansiedade e álcool é uma relação que já vem sendo estudada a algum tempo. De um lado, temos um sentimento difícil de ser controlado,

Por que o álcool vicia?

Por que o álcool vicia?

Por que o álcool vicia? O álcool é uma substância psicotrópica que tem seu consumo aceito e incentivado pela sociedade, sendo a droga mais consum

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?