(11) 4249-1373 (11) 93418-1314

Tratamentos eficazes para dependentes químicos: modalidades e abordagens


Tratamentos eficazes para dependentes químicos: modalidades e abordagens

A dependência química não é uma doença simples, ela afeta não apenas a pessoa que sofre, mas também suas famílias e comunidades. A dependência química acontece quando o uso de substâncias químicas, como drogas ou álcool, torna-se compulsivo e interfere na vida cotidiana da pessoa.

É uma doença crônica que necessita tratamento apropriado e personalizado. Neste artigo, debateremos as principais modalidades de tratamento para dependentes químicos.

A terapia comportamental é um dos tratamentos mais amplamente utilizados para dependentes químicos. Essa abordagem se concentra em auxiliar o indivíduo a alterar seu comportamento e reflexão em razão do uso de substâncias químicas.

Os terapeutas trabalham com os dependentes químicos para localizar condições de risco e desenvolver estratégias para lidar com essas circunstâncias. A terapia comportamental pode ser produzida individualmente ou em grupo.

A terapia cognitiva comportamental (TCC) é um método exclusivo da terapia comportamental que se concentra em alterar padrões de pensamento negativo e destrutivos. O TCC apoia os dependentes químicos a localizar e substituir crenças falsas e distorcidas sobre si mesmos e seu ambiente.

O TCC também colabora para que os dependentes químicos desenvolvam aptidões para lidar com sensações difíceis, como ansiedade e depressão.

Tratamento medicamentoso

O tratamento medicamentoso é outro modo de tratamento para dependentes químicos. Medicamentos são usados ????para diminuir os sinais de abstinência e prevenir recaídas. Os medicamentos podem ser prescritos para reduzir a fissura da droga ou álcool e para estabilizar o humor.

Alguns medicamentos também podem ser utilizados ??para tratar dificuldades médicas associadas à dependência química, como pressão arterial alta ou diabete.

Tratamento de Desintoxicação

A desintoxicação é a maneira de remoção de substâncias químicas do corpo. A desintoxicação pode ser feita em um hospital ou em uma clínica de reabilitação. Nesse período, a desintoxicação, os dependentes químicos podem ser prescritos medicamentos para aliviar os sintomas de abstinência, como náuseas, vômitos e tremores.

A desintoxicação é apenas a primeira etapa no tratamento da dependência química. Depois da desintoxicação, os dependentes químicos devem participar de um programa de reabilitação para ajudá-los a conter a sobriedade.

Tratamento de Reabilitação

O tratamento de reabilitação é uma das etapas mais pertinentes para dependentes químicos. Ela ajuda os dependentes químicos a formar novas habilidades para lidar com o estresse e as emoções complexas, e seguir um estilo de vida saudável e equilibrado.

A reabilitação pode incluir terapia individual, terapia em grupo, educação sobre dependência química, treinamento de habilidades sociais e atividades recreativas.

Os programas de reabilitação podem ser feitos em uma espécie de configurações, incluindo hospitais, clínicas de reabilitação, centros de saúde mental e grupos de apoio. Alguns programas de reabilitação concedem alternativas residenciais, onde os dependentes químicos vivem em um ambiente bom e reservado durante o tratamento.

Tratamento de manutenção

O tratamento de manutenção é um modo de abordagem para dependentes químicos que se concentra na manutenção da sobriedade a longo prazo. O tratamento de manutenção é repetidamente usado para dependentes químicos que tiveram recaídas frequentemente ou que têm uma história de dependência química de muito tempo.

Ele pode incluir medicamentos que colaboram para diminuir a fissura por drogas ou álcool, terapia comportamental para desenvolver estratégias de confronto e participação em grupos de apoio. Os grupos de apoio, como os Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA), fornecem um meio de apoio e compreensão para dependentes químicos em recuperação.

Conclusão

A dependência química é uma doença difícil que necessita tratamento personalizado e abrangente. As modalidades de tratamento para dependentes químicos incluem terapia comportamental, tratamento medicamentoso, tratamento de desintoxicação, reabilitação e tratamento de manutenção.

A composição dessas metodologias pode contribuir para que  os dependentes químicos alcancem a sobriedade a longo prazo e a desenvolver um estilo de vida saudável e estabilizado.

É significativo que os dependentes químicos procurem apoio o mais cedo possível e trabalhem com profissionais de saúde especializados para seguir um plano de tratamento aplicado às suas necessidades individuais.

Entramos em contato

Blog

O que é abstinência alcoólica?

O que é abstinência alcoólica?

A abstinência de álcool é um tema de importância crescente na sociedade atual, à medida que mais indivíduos reconhecem os efeitos prejudiciais q

Por que as pessoas se viciam em crack?

Por que as pessoas se viciam em crack?

Não é incomum descobrir que um amigo, parente ou colega de trabalho agora faz parte das estatísticas do crack.

Remédio para parar de beber definitivamente funciona?

Remédio para parar de beber definitivamente funciona?

Muitas famílias passam por um sério problema chamado alcoolismo, e buscam opções para parar de beber definitivamente saiba agora como funciona

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?