(11) 4249-0221 (11) 94797-6909

Por que o álcool vicia?


Por que o álcool vicia?

Por que o álcool vicia? O álcool é uma substância psicotrópica que tem seu consumo aceito e incentivado pela sociedade, sendo a droga mais consumida no mundo. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 2 bilhões de pessoas no mundo consomem bebidas alcoólicas. Seu uso indevido é um dos principais fatores que contribuem para a diminuição da saúde mundial, sendo responsável por 3,2% de todas as mortes e por 4% de todos os anos perdidos de vida útil.

No Brasil, estima-se que 12,3% das pessoas com idades entre 12 e 65 anos, preenchem critérios para a dependência do álcool. Os dados também indicam o consumo de álcool em faixas etárias cada vez mais precoces e que entre os homens o consumo é maior

Os perigos de cada tipo de bebida alcoólica

A graduação alcoólica ou teor alcoólico é o percentual que expressa qual é a quantidade de álcool que um líquido contém. No entanto, não é somente esse nível que precisa ser observado.

A quantia de açúcar e calorias da bebida também interfere nos efeitos no organismo. Observe essa lista que apresenta o teor alcoólico e as calorias a cada 100 ml da bebida:

  • Cachaça: 38% a 48% de álcool + 250 calorias;
  • Cerveja: 5% a 16% de álcool + 50 calorias;
  • Hidromel: 8% de álcool + 80 calorias;
  • Espumante: 11% de álcool + 100 calorias;
  • Saquê: 16% de álcool + 110 calorias;
  • Vinho branco: 12% de álcool + 100 a 150 calorias;
  • Vinho tinto: 11% a 14% de álcool + 100 calorias;
  • Vodka: 13% a 40% de álcool + 250 calorias;
  • Tequila: 27% de álcool + 240 calorias;
  • Whisky: 40% a 75% de álcool + 250 calorias.

Quanto menos açúcar, mais perigosa é a bebida pois o funcionamento do pâncreas é afetado. No entanto, quanto menor o teor alcoólico, maior é a quantidade de bebida que a pessoa irá consumir. Sendo assim, toda bebida alcoólica vicia à sua própria maneira.

Malefícios do álcool além do vício

A maioria das pessoas têm consciência de que bebida alcoólica vicia e faz mal para a saúde. Contudo, alguns continuam bebendo ignorando tais perigos com a desculpa de que basta não exagerar.

Porém, mesmo em pequenas doses, há diversos malefícios que o álcool ocasiona e que vão além do vício. Veja alguns deles:

1. Obesidade

Bebidas alcoólicas costumam ser bastante calóricas e engordam. O consumo regular de bebidas reduz a velocidade do metabolismo e faz com que mesmo quem não tenha tendência para engordar acabe entrando em guerra com a balança. Por sua vez, o sobrepeso e a obesidade trazem consigo mais riscos e comorbidades.

2. Depressão

bebida alcoólica vicia e pode ocasionar depressão. Com o tempo, a liberação de endorfinas no sistema nervoso central condiciona o cérebro a só se sentir bem quando a pessoa está embriagada. Isso pode fazer com que ela seja afetada psicologicamente pelo efeito tóxico da bebida.

3. Perda de memória

Um estudo francês conduzido com mais de 1 milhão de pessoas constatou que 57 mil delas tiveram 60% da sua memória afetada pelo consumo de álcool. A ingestão da substância diminui o nível de vitaminas que podem levar a um quadro irreversível.

4. Cirrose

Lamentavelmente, toda bebida alcoólica vicia e ainda aumenta a quantidade de gordura no fígado, desencadeando quadros de cirrose. Essa é uma doença também chamada de esteatose hepática alcoólica, a qual altera a capacidade do órgão de funcionar corretamente.

4. Cardiomiopatia

O efeito do álcool afeta, ainda, o coração. Ele deixa esse órgão indispensável para a vida humana mais fraco e flácido. Com isso, o sangue não é bombeado adequadamente.

5. Tuberculose e pneumonia

Doenças respiratórias afetam até mesmo os pulmões, pois os glóbulos brancos do sangue ficam mais escassos e incapazes de corresponder às necessidades do sistema imunológico. No curto prazo, a pessoa tem mais resfriados e gripes. Mas no longo prazo o quadro pode evoluir para tuberculose e pneumonia.

Não deixe que a bebida tome conta da sua vida e lembre-se sempre que toda bebida alcoólica vicia! A clínica de recuperação evangélica Instituto Nova Vida pode te ajudar.

Entramos em contato

Blog

Clínica de Recuperação em Uberaba- MG

Clínica de Recuperação em Uberaba- MG

A Clinica de Recuperação Evangélica Instituto Nova Vida unidade de Uberaba- MG, investe na qualidade de vida dos pacientes contando também com uma

Qual a relação entre ansiedade e álcool?

Qual a relação entre ansiedade e álcool?

A relação ansiedade e álcool é uma relação que já vem sendo estudada a algum tempo. De um lado, temos um sentimento difícil de ser controlado,

Por que o álcool vicia?

Por que o álcool vicia?

Por que o álcool vicia? O álcool é uma substância psicotrópica que tem seu consumo aceito e incentivado pela sociedade, sendo a droga mais consum

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?