(11) 4249-1373 (11) 93418-1314

Por que o álcool vicia?


Por que o álcool vicia?

Por que o álcool vicia? O álcool é uma substância psicotrópica que tem seu consumo aceito e incentivado pela sociedade, sendo a droga mais consumida no mundo. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que aproximadamente 2 bilhões de pessoas no mundo consomem bebidas alcoólicas. Seu uso indevido é um dos principais fatores que contribuem para a diminuição da saúde mundial, sendo responsável por 3,2% de todas as mortes e por 4% de todos os anos perdidos de vida útil.

No Brasil, estima-se que 12,3% das pessoas com idades entre 12 e 65 anos, preenchem critérios para a dependência do álcool. Os dados também indicam o consumo de álcool em faixas etárias cada vez mais precoces e que entre os homens o consumo é maior

Os perigos de cada tipo de bebida alcoólica

A graduação alcoólica ou teor alcoólico é o percentual que expressa qual é a quantidade de álcool que um líquido contém. No entanto, não é somente esse nível que precisa ser observado.

A quantia de açúcar e calorias da bebida também interfere nos efeitos no organismo. Observe essa lista que apresenta o teor alcoólico e as calorias a cada 100 ml da bebida:

  • Cachaça: 38% a 48% de álcool + 250 calorias;
  • Cerveja: 5% a 16% de álcool + 50 calorias;
  • Hidromel: 8% de álcool + 80 calorias;
  • Espumante: 11% de álcool + 100 calorias;
  • Saquê: 16% de álcool + 110 calorias;
  • Vinho branco: 12% de álcool + 100 a 150 calorias;
  • Vinho tinto: 11% a 14% de álcool + 100 calorias;
  • Vodka: 13% a 40% de álcool + 250 calorias;
  • Tequila: 27% de álcool + 240 calorias;
  • Whisky: 40% a 75% de álcool + 250 calorias.

Quanto menos açúcar, mais perigosa é a bebida pois o funcionamento do pâncreas é afetado. No entanto, quanto menor o teor alcoólico, maior é a quantidade de bebida que a pessoa irá consumir. Sendo assim, toda bebida alcoólica vicia à sua própria maneira.

Malefícios do álcool além do vício

A maioria das pessoas têm consciência de que bebida alcoólica vicia e faz mal para a saúde. Contudo, alguns continuam bebendo ignorando tais perigos com a desculpa de que basta não exagerar.

Porém, mesmo em pequenas doses, há diversos malefícios que o álcool ocasiona e que vão além do vício. Veja alguns deles:

1. Obesidade

Bebidas alcoólicas costumam ser bastante calóricas e engordam. O consumo regular de bebidas reduz a velocidade do metabolismo e faz com que mesmo quem não tenha tendência para engordar acabe entrando em guerra com a balança. Por sua vez, o sobrepeso e a obesidade trazem consigo mais riscos e comorbidades.

2. Depressão

bebida alcoólica vicia e pode ocasionar depressão. Com o tempo, a liberação de endorfinas no sistema nervoso central condiciona o cérebro a só se sentir bem quando a pessoa está embriagada. Isso pode fazer com que ela seja afetada psicologicamente pelo efeito tóxico da bebida.

3. Perda de memória

Um estudo francês conduzido com mais de 1 milhão de pessoas constatou que 57 mil delas tiveram 60% da sua memória afetada pelo consumo de álcool. A ingestão da substância diminui o nível de vitaminas que podem levar a um quadro irreversível.

4. Cirrose

Lamentavelmente, toda bebida alcoólica vicia e ainda aumenta a quantidade de gordura no fígado, desencadeando quadros de cirrose. Essa é uma doença também chamada de esteatose hepática alcoólica, a qual altera a capacidade do órgão de funcionar corretamente.

4. Cardiomiopatia

O efeito do álcool afeta, ainda, o coração. Ele deixa esse órgão indispensável para a vida humana mais fraco e flácido. Com isso, o sangue não é bombeado adequadamente.

5. Tuberculose e pneumonia

Doenças respiratórias afetam até mesmo os pulmões, pois os glóbulos brancos do sangue ficam mais escassos e incapazes de corresponder às necessidades do sistema imunológico. No curto prazo, a pessoa tem mais resfriados e gripes. Mas no longo prazo o quadro pode evoluir para tuberculose e pneumonia.

Não deixe que a bebida tome conta da sua vida e lembre-se sempre que toda bebida alcoólica vicia! A clínica de recuperação evangélica Instituto Nova Vida pode te ajudar.

Entramos em contato

Blog

O que é abstinência alcoólica?

O que é abstinência alcoólica?

A abstinência de álcool é um tema de importância crescente na sociedade atual, à medida que mais indivíduos reconhecem os efeitos prejudiciais q

Por que as pessoas se viciam em crack?

Por que as pessoas se viciam em crack?

Não é incomum descobrir que um amigo, parente ou colega de trabalho agora faz parte das estatísticas do crack.

Remédio para parar de beber definitivamente funciona?

Remédio para parar de beber definitivamente funciona?

Muitas famílias passam por um sério problema chamado alcoolismo, e buscam opções para parar de beber definitivamente saiba agora como funciona

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?