(11) 4249-1373 (11) 93418-1314

Por que algumas drogas são permitidas e outras não?


Por que algumas drogas são permitidas e outras não?

Certamente podemos dizer que algumas drogas são permitidas e outras não, e isso porque elas são substâncias capazes de alterar o funcionamento do organismo humano. Além disso, dependendo da natureza e ainda da composição das mesmas, elas podem agir em determinados locais ou ainda no organismo como um todo.

Além disso, dependendo da natureza e composição das mesmas, elas são capazes de agir em determinados locais do corpo, ou ainda no organismo como um todo. Ademais, saiba ainda, que toda droga possui seus efeitos, todavia, eles não se manifestam da mesma maneira em todos. 

O fato é que cada droga possui uma contraindicação, e atualmente existem dois grandes grupos de drogas, lembrando que as mesmas não são agrupadas de acordo com suas características, e sim de acordo com as convenções e até mesmo exigências sociais. Confira abaixo!

 

Entenda porque algumas drogas são permitidas e outras não

 

Para entender porque algumas drogas são permitidas e outras não entenda que os grupos em que as mesmas são separadas, são os seguintes: drogas lícitas e o grupo das drogas ilícitas. 

Ademais, compreenda ainda, que as drogas em geral são substâncias capazes de produzir diversas alterações, tanto nas sensações físicas, quanto emocionais e psíquicas. 

Desta forma, veja que café, refrigerantes, energéticos, chocolates, entre outros, possuem substâncias que são consideradas drogas. 

Tudo porque acabam alterando de alguma forma, as sensações daqueles que a ingerem, quando ingeridas em quantidade moderada, não representam ameaças ao ser humano.

Porém, se as mesmas são utilizadas demasiadamente por alguém, então podem acabar causando uma leve dependência e ainda de problemas de saúde futuros. 

Entenda ainda, que as drogas realmente são usadas para diversos fins desde a antiguidade, elas podem ser usadas para curar doenças ou até mesmo na obtenção de prazer. 

Para entender porque algumas drogas são permitidas e outras não, saiba que entre as drogas lícitas estão os medicamentos, aqueles que somente são permitidos com prescrição médica, cigarro, álcool e alimentados citados anteriormente. 

Lembrando que essas drogas mesmo sendo lícitas, certamente podem trazer problemas para a saúde e dependência caso não haja um controle das mesmas, sendo assim, é preciso sim ter bastante cuidado para acabar se tornando mais um dependente. 

 

Sobre as drogas ilícitas

 

Para entender as drogas ilícitas, saiba que entre as principais delas estão a cocaína, maconha, crack, ecstasy, heroína, entre outras. Além disso, existem algumas outras substâncias capazes de causar dependência, e que, todavia, são vendidas de forma livre para outros fins, são elas: cola de sapateiro e hypinol.

Para entender porque certas drogas são permitidas e outras não, você precisa saber que as drogas lícitas são permitidas por lei, e podem ser compradas de forma livre, seu comércio é completamente legal. 

Já as drogas ilícitas são aquelas proibidas pela justiça, ou seja, não podem ser comercializadas, as mesmas são chamadas de “drogas pesadas”, são capazes de causar forte dependência química. 

 

A divisão das drogas 

 

Em relação à divisão das drogas, saiba que elas são divididas de acordo com seus efeitos no organismo, sendo elas: 

  • Drogas depressoras: causam efeitos bem semelhantes aos da depressão, entre elas estão o álcool, loló, lança perfume, cola de sapateiro, tranquilizantes e até mesmo remédios para dormir;
  • Drogas estimulantes: assim como o próprio nome já diz, elas são capazes de aumentar a adrenalina, dando uma sensação maior de alerta, além disso, o aumento dos batimentos cardíacos podem levar a ataques, entre eles estão o crack, maconha, cocaína, LSD, etc.;
  • Opiáceos: quanto ao grupo dos opiáceos, saiba que é onde se encontram a heroína, sendo que a mesma compromete grande parte das funções do corpo humano;

 

Saiba que há exceção para drogas que são utilizadas apenas para fins medicinais, saiba que as demais em nada contribuem para que ocorra o crescimento e desenvolvimento das pessoas como seres humanos. 

Além disso, claramente há prejuízos no âmbito da saúde dessa pessoa, muitas vezes são incontroláveis e irreparáveis, e ocorre ainda um prejuízo imensurável justamente no que diz respeito à vida familiar, social, emocional e até mesmo psicológica dessa pessoa.

A ideia é que as pessoas entendam que não devem experimentar as drogas, isso porque elas dão sensações “boas”, no entanto, causam forte dependência levando a pessoa a uma degradação social e moral, sendo assim, é importante que todos estejam conscientes!

Entramos em contato

Blog

O que é abstinência alcoólica?

O que é abstinência alcoólica?

A abstinência de álcool é um tema de importância crescente na sociedade atual, à medida que mais indivíduos reconhecem os efeitos prejudiciais q

Por que as pessoas se viciam em crack?

Por que as pessoas se viciam em crack?

Não é incomum descobrir que um amigo, parente ou colega de trabalho agora faz parte das estatísticas do crack.

Remédio para parar de beber definitivamente funciona?

Remédio para parar de beber definitivamente funciona?

Muitas famílias passam por um sério problema chamado alcoolismo, e buscam opções para parar de beber definitivamente saiba agora como funciona

Ver mais
Aceitamos diversos planos de saúde consulte
Planos de saúde
Podemos Ajudar?